sexta-feira, 29 de julho de 2011

Intercâmbio


Todos os anos milhares de estudantes vão trabalhar e/ou estudar fora do país. Só no ano de 2009 mais de 90 mil brasileiros fizeram algum tipo de intercâmbio. Esta oportunidade é única e o crescimento pessoal é muito grande, seja ao aprender uma língua, trabalhar ou obter algum tipo de graduação no exterior.

Os tipos de intercâmbio são variados e de acordo com a idade e interesses do intercambista. No final de 2009 tive a oportunidade de participar do programa Work and Travel (Trabalhe e Viaje) nos Estados Unidos. Eu não só desenvolvi minha proficiência na língua inglesa, mas também ganhei uma percepção cultural muito diferente da nossa realidade aqui no Brasil.

Antes de viajar você pode ficar com aquele “friozinho” na barriga, então é o momento de pensar quais são os motivos da sua viagem e o quanto serão significativas suas experiências. Abaixo seguem três dicas para quem está pensando em fazer intercâmbio:

1ª Dica: Procure saber informações e opiniões de clientes que utilizaram a agência que você escolheu. Uma empresa confiável para seu auxílio é muito importante.

2ª Dica: Fuja dos brasileiros! Quando estiver no exterior evite ao máximo falar português se seu objetivo é aprender um idioma. O domínio de nossa língua pátria fará com que você queira se comunicar em português todo o tempo. Não seja preguiçoso! No início, a prática do outro idioma poderá ser cansativa, mas em pouco tempo você se acostuma.

3ª Dica: Informe-se sobre a região e cidade em que irá fazer seu intercâmbio. Algum conhecimento cultural pode facilitar o seu contato com os moradores locais.